Quando olhamos para as gerações anteriores temos muitas dúvidas mas uma certeza: “criar filhos parecia mais fácil”! Até porque se não fosse, minha tia-avó não teria 13 filhos e 53 netos, certo?
Essa resposta é bem complexa e temos que avaliar algumas variáveis... Vem comigo!
Antigamente tínhamos menos recursos e informações do que hoje, e ainda assim atualmente parece ser bem mais exaustivo e complicado criar mesmo que uma única criança!
Isso porque realmente é!
Apesar de todo amparo tecnológico e material que temos, hoje a maternidade é vista como algo a ser executado com excelência sem precedentes! Com certeza nossas mães quiseram dar o melhor de si e serem as melhores mães que conseguiam, mas entendiam que era pra ser feito o possível, não o irreal, e essa não é a realidade atual.
Hoje queremos fazer o IMPOSSÍVEL! E isso vai além da maternidade. O discurso e objetivo é sermos seres humanos perfeitos em toda e qualquer área da vida!
Os recursos que conseguiriam nos ajudar, facilmente produzem efeito contrário: televisão para entretenimento enquanto tentamos equilibrar todos os outros pratos da nossa vida profissional e pessoal = mas o excesso de estímulos prejudica o desenvolvimento do bebê; cursos para nos apoiar no caminho para o cuidado da melhor forma = mas como escolher? Existem vaaarios, de todos os segmentos possíveis, com todo tipo de regras; Informações que nos amparam a tomar as melhores decisões = mas Meu Deus como existem informações contraditórias... o que seguir? Como saber qual é o caminho certo?
É fácil entender como vários recursos que temos hoje andam em uma corda bamba entre nos apoiar e nos apertar; e que, além disso, nos empurram sempre num caminho quase compulsório rumo à uma maternidade perfeita irreal!
O mundo estar mais “difícil” é só um dos vários motivos que temos para acreditar que criar filhos não é fácil, e termos “recursos” para lidar com isso não consegue ser motivo plausível para nos dizer o contrário !